Eduardo Ramos
Em Santa Maria, o Executivo é responsável pela manutenção das praças. O recolhimento de lixo e o corte de grama é realizado de forma periódica, no entanto, as revitalizações exigem mais.
Segundo o superintendente de praças, parques, canteiros e jardins, Roberto Dotto, a prefeitura possui um programa que permite que os espaços de lazer sejam adotados por empresas. A iniciativa Santa Maria de Todos Nós possibilitou a revitalização da Praça Dr. Astrogildo de Azevedo.
– Existem praças muito grandes na cidade, então revitalizações completas se tornam inviáveis. Por isso que a parceria com empresas tem se tornado fundamental. A “praça do Caridade”, por exemplo, está sendo muito bem aceita pela comunidade e tem uma série de atrativos. Esperamos que o mesmo ocorra com outros espaços da cidade.
Dotto ressalta que a destruição de locais públicos, assim como furtos de lâmpadas, fios e ferros, ainda é um grande problema em Santa Maria, que traz consequências para as praças da cidade:
– A cidade conta com um cercamento eletrônico que nos ajuda a identificar as pessoas que cometem os delitos. Mas, de forma preventiva, precisamos muito do apoio das comunidades para que cuidem das praças.
A Praça do Maneco também faz parte do programa Santa Maria de Todos Nós, mas ainda não possui adotante.
Outras duas praças devem ser adotadas e vão receber investimentos. Conforme a prefeitura, existem projetos para a Praça Eduardo Trevisan – popularmente conhecida como Praça do Maneco –, que ainda não tem adotante; e a Praça do Masm, adotada pela Construtora Jobim e restaurada por meio de um Termo de Compromisso Ambiental com um empreendedor.
Saiba mais sobre o programa
Quais espaços podem ser adotados? Canteiros, rótulas, largos, floreiras e praças
Como adotar? Empresas interessadas podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail meioambiente@santamaria.rs.gov.br